Notícia

MERENDA ESCOLAR: 44% VEM DA AGRICULTURA FAMILIAR

Publicado em 20/07/2011 às 00:00

Recentemente o município de São Francisco de Assis participou do Seminário de avaliação e perspectivas da agricultura familiar através do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, representado pela nutricionista Lisiane Vargas e secretária de Agricultura e Abastecimento Isabel Parisi Minussi.

O evento aconteceu no Centro de Ciências Rurais da UFSM e tinha por objetivo a exposição sobre compras da merenda escolar adquiridas de produtores familiares, ressaltando a importância da organização e articulação nos processos, pois a nova legislação determina que no mínimo 30% seja adquirido da produção rural.

Na ocasião, dois municípios da região foram convidados a apresentar os números e a forma de articulação: São Francisco de Assis e Santiago, sendo que a secretária Isabel e a nutricionista Lisiane confirmaram que o ano de 2010 encerrou atingindo o índice de 44% da merenda escolar vinda da agricultura familiar local, participando diretamente das licitações. Santiago atingiu o índice de 16%.

Conforme destacou os profissionais, o município tem essa\ prática bem sucedida devido à organização, criando o programa de agroindústrias Jeito Caseiro e logo após formando a cooperativa mista de produtores familiares, o que possibilita a comercialização legal dos produtos.

A secretaria de Agricultura e Abastecimento também oferece todo o suporte técnico e é responsável pela liberação do S.I.M. (Sistema de Inspeção Municipal), o que garante a qualidade dos produtos.

 

Herton Couceiro - ASCOM/PMSFA.