SÃO CHICO INICIA COM FERVOR A SEMANA FARROUPILHA 2023

Publicado em 14/09/2023 às 09:29

A Semana Farroupilha desse ano foi oficialmente aberta na manhã desta quinta-feira, dia 14 de setembro, em São Chico. O evento aconteceu em frente à Prefeitura Municipal e contou com uma série de atividades emblemáticas que celebram a cultura gaúcha.
Uma das principais homenagens deste ano foi direcionada ao patrono da Semana Farroupilha 2023 em São Chico, Carlos Jesus Pereira Ramos, uma figura que representa a história e o comprometimento com a cultura gaúcha.
O prefeito Paulo Renato Cortelini, em seu discurso, reverenciou profundamente nossa cultura e destacou a importância deste momento de celebração.
Cortelini, com palavras carregadas de emoção, elogiou o homenageado Jesus Ramos, bem como seus familiares, por seu comprometimento incansável com a preservação das tradições gaúchas. Ele ressaltou a significância de mantermos viva a chama da cultura e tradição gaúcha, enaltecendo a dedicação e a paixão daqueles que se empenham em preservar esse patrimônio cultural.
A solenidade contou também com a execução do Hino Rio-Grandense pelos talentosos músicos locais Anderson Padilha e Lauro Gonçalves, criando uma atmosfera carregada de emoção e orgulho. A música, sempre presente nas tradições gaúchas, ressoou pelos corações dos presentes, unindo a comunidade em um sentimento de pertencimento.
Um dos momentos mais aguardados foi à distribuição da chama crioula, um símbolo emblemático da Semana Farroupilha, que representa a chama da tradição gaúcha que nunca se apaga. A chama foi entregue às entidades tradicionalistas e associações da cidade e do interior, simbolizando a continuidade das tradições e o compromisso com a preservação da cultura gaúcha.
A Semana Farroupilha é um momento especial em São Chico, onde a cultura, a música, a dança e a gastronomia gaúcha são celebradas com entusiasmo e dedicação. É um período para lembrar e homenagear as raízes e tradições que fazem parte do orgulho do povo gaúcho.
Que esta edição de 2023 seja repleta de momentos marcantes e que a cultura gaúcha continue a florescer em São Chico e em todo o Rio Grande do Sul.