A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SÃO CHICO

Publicado em 23/01/2011 às 10:20

A administração municipal tem dividido com a comunidade assisense todas as conquistas dos últimos anos. São muitas ações, projetos, programas e obras sendo executados no município de São Francisco de Assis. Clique no "leia mais" e confira a matéria na íntegra.

Ao parabenizar a todos pelos 127 anos de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 04 de janeiro, a administração elencou as principais ações realizadas com o objetivo de melhorar a vida dos assisenses com investimentos na habitação, infraestrutura urbana, atenção especial ao meio rural, programas sociais, melhorias na educação, mais investimentos na saúde, agricultura, turismo e lazer. Mesmo em momentos de baixa arrecadação, queda de repasses, conseguiu driblar a situação e buscar recursos para investimentos.

Recentemente, no ano de 2010, o município foi apontado como um dos maiores investimentos públicos em projetos no Estado do RS e o primeiro em projetos de habitação (moradias) junto à SEHADUR. Motivo de orgulho para a comunidade.

Algumas das principais realizações:

Habitação

Com o objetivo de diminuir a desigualdade, promover a inclusão social e oferecer dignidade, a administração municipal criou o projeto “Habitação São Chico: Dignidade para Todos” e mais de 300 famílias serão beneficiadas (casas novas e reformas) até a metade de 2011 com os programas habitacionais em andamento. Com investimentos municipais, estaduais e federais em diversos projetos, como o PSH, Emancipar RS, Minha Casa Minha Vida, FNHIS, dentre outros, o Poder Público tem garantido a execução de muitas obras.

109 casas novas já foram entregues às famílias e atualmente, 101 estão sendo construídas, pois além das construções de casas em terrenos dos próprios beneficiários (33 unidades), estão em plena atividade as obras dos dois mais novos loteamentos: 38 casas no Bairro João XXIII e 30 casas no Bairro Mandarino. A administração também está trabalhando para em breve iniciar a construção de mais 75 unidades na cidade e 32 casas na zona rural.

Geração de Emprego

Com os notáveis investimentos nos programas habitacionais, a ramo da construção civil deu um salto gigantesco nos últimos dois anos no município com a geração de renda. As empresas que executam estão contratando mão-de-obra no próprio município: pedreiros, carpinteiros, auxiliares de pedreiros, eletricistas e encanadores, cujo reflexo disso, com a injeção desses recursos, já aponta para o fortalecimento do comércio.

Saúde

Além da construção do Centro Materno Infantil e ESF João de Deus, a Prefeitura vai investir pesado em 2011 em mais cinco importantes obras na Saúde Municipal: a construção, ampliação e reforma no ESF Cohab, ESF João XXIII e ESF Bairro Italiano; a construção do novo CAPS e a construção do Centro Municipal de Especialidades em Saúde.

Educação

Além dos recentes investimentos na educação infantil e ensino fundamental, o município está com projeto aprovado e recurso empenhado junto ao governo federal, através do MEC – programa Pró-Infância, para construir uma nova e moderna Escola de Educação Infantil com capacidade para até 200 crianças de zero a seis anos de idade.

Infraestrutura Urbana

São muitos os investimentos em asfalto e calçamentos. Mais de 5.200m de pavimentação asfáltica já foram concluídos, alguns com recursos próprios do município e outros em convênio com o Estado e a União. Além do centro da cidade, os bairros Italiano, Mandarino, João XXIII e Ari Lopes já foram beneficiados e estão previstas obras de asfaltamento em outros bairros, como a Vila Nova e Getúlio Vargas.

Além destes, há projeto aprovado para a construção de passeios públicos (calçadas) na Rua 13 de janeiro.

Outra obra em execução, é a ligação asfáltica entre bairro Italiano e ERS 377.

Reforço na frota

A administração adquiriu muitos veículos, maquinários e equipamentos em 2010 com o objetivo de agilizar o trabalho em diversas secretarias e oferecer um melhor atendimento à população.

Foram adquiridos: um Vectra Sedan, quatro Fiat Uno, um Fiat Doblô (saúde), Três caminhões: dois truck 24-250 e um toco 13-180, um ônibus circular, escavadeira hidráulica com esteira, uma retroescavadeira tração 4x4, trator pá carregadeira.

Via convênios, a Prefeitura recebeu ambulância do programa Samu-Salvar, que em breve estará em funcionamento e os veículos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), sendo uma camioneta diesel (Brigada Militar), uma camioneta diesel (Polícia Civil), duas motos (Brigada Militar) e um fiat Uno (Prefeitura).

A administração municipal ainda prepara novos investimentos em outras áreas que visam beneficiar a comunidade assisense. Aguarde!

Herton Couceiro - ASCOM/PMSFA.