A Escola Municipal Clotário Fouchard do município
de São Francisco de Assis, propôs no início do ano letivo de 2011 o projeto de
leitura, tanto para séries iniciais quanto para as finais do ensino
fundamental, onde os quinze primeiros minutos de aula são destinados para os
educandos lerem diversos tipos de gêneros textuais.
Esta proposta foi implantada tendo em vista
pesquisa realizada por professores e membros da comunidade escolar, onde se
verificou a falta do hábito de leitura resultando assim, na defasagem da
assimilação, interpretação e compreensão de diversos tipos de textos como prática
social. Partindo então dessa análise, o corpo docente sugeriu a implantação do
“Projeto Leitura na Escola / 2011”, que tem por objetivo: despertar, incentivar
e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a
formação do caráter de leitor no educando, a melhor qualidade do
ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural .
Pode-se perceber uma ótima aceitabilidade do
projeto pela maioria dos alunos, além disso, já foi perceptível uma melhora na
conduta acadêmica, principalmente em atividades que envolvem concentração,
oralidade, interpretação e escrita.
Para ser colocado o material de leitura foram
confeccionadas em tamanho grande, por uma colaboradora da escola, sacolas
coloridas de “TNT”. Então no início de aula cada educador que vai para as salas
leva uma sacola, espalha os materiais sob uma mesa para os alunos escolherem o
que vão ler, e fica responsável para após o período da leitura recolhê-los
novamente.
As leituras disponíveis foram arrecadadas pelos
professores da escola e pessoas da comunidade que doam revistas e jornais, além
disso, foram selecionados vários livros literários da biblioteca da escola.
Quinzenalmente são efetuadas as trocas dos gêneros textuais das sacolas para
que os alunos tenham acesso a novo material.
Pode-se perceber que nas séries iniciais os livros
da literatura infantil são os preferidos da criançada, já entre os adolescentes
nota-se a preferência por revistas como: “Veja”, “Contigo”, “Cláudia”, “Mundo
Jovem” e diversos tipos de jornais.
Herton Couceiro - ASCOM/PMSFA.
Colaboração: Professora Sibele - E.M. Clotário
Fouchard/ Rafael Tourem.